quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sugestão do Clube para os últimos dias de 2010

Terminamos o ano com a sugestão de Ramiro Morais na última sessão de 2010 para os 15 Minutos a ler para não adormecer. "Noites Brancas" de Dostoiévski é uma pequena história escrita em 1848 por este autor russo. Na sua partilha, Ramiro Morais destacou a intensidade do texto, qual "montanha russa" de sensações.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010


No Clube, intercalamos a leitura de romances com o conto Léah, de José Rodrigues Miguéis (1901-1980). Um conto escrito em registo de carta imaginária de Carlos, emigrante português na Bélgica, a Léah, por quem se apaixona e que recorda a posteriori. Carlos começa por descrever o ambiente da pensão em que se instala e onde a sua história com Léah se vai desenrolar:  tinha o que quer que fosse de decadente, descuidado e boémio. Sem ser suja, era menos hostilmente asseada que muitas das que até ali eu tinha visitado. Mais à frente, Carlos diz-nos sobre o seu quarto: que as janelas metiam Outono por todas as fendas. O ambiente da pensão está presente em toda a história agravando os sentimentos de solidão e de profunda inquietação: o quarto era espaçoso, eu podia passear à roda da cama, no silêncio do entardecer, roendo-me à vontade por dentro.O tom muda ligeiramente quando Carlos repara em Léah pela primeira vez: a luz das janelas dava-te em cheio na cara, e reparei que eras bonita, nova e séria (...) tu eras boa, Léah, e logo compreendeste que era de amor, embora só talvez à superfície, que eu estava sedento.
Miguéis, José Rodrigues -  Léah e outras histórias. Lisboa: Círculo de Leitores, 1994

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Noticia sobre o Clube de leitura

No site da Câmara Municipal de Beja pode encontrar uma noticia sobre o Clube de leitura da Biblioteca Municipal de Beja, com um texto do seu moderador José Pedro Fernandes
leia a noticia no site da CMBeja

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Estarão as bibliotecas cheias de fantasmas?

António Faustino, um dos membros do Clube de Leitura, trouxe à conversa na última sessão de 15 minutos a ler para não adormecer o livro "Bibliotecas cheias de fantasmas" de Jacques Bonnet editado este ano pela Quetzal Editores. Da leitura partilhada ficou, entre muitas outras coisas, a reflexão sobre as várias formas de chegar até um livro ou de um livro chegar até nós. Um sugestão extra do nosso clube.