sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Longe de Manaus...

... a chegar ao fim e já nos preparamos para uma nova viagem entrelinhas.
A proxima sugestão é A voz dos deuses de João Aguiar. Trata-se de um romance histórico que nos aproxima no tempo da acção que decorreu em Um deus passeando pela brisa da tarde. Aqui fica um pequeno resumo:
" Em 147 a.C., alguns milhares de guerrilheiros lusitanos encontram-se cercados pelas tropas do pretor Caio Vetílio. Em princípio, trata-se apenas de mais um episódio da guerra que a República Romana trava há longos anos para se apoderar da Península Ibérica. Mas os Lusitanos, acossados pelo inimigo, elegem um dos seus e entregam-lhe o comando supremo. Esse homem, que durante sete anos vai ser o pesadelo de Roma, chama-se Viriato.

Entre 147 e 139, ano em que foi assassinado, Viriato derrotou sucessivos exércitos romanos, levou à revolta grande parte dos povos ibéricos e foi o responsável pelo início da célebre Guerra de Numância.
Viriato foi um verdadeiro génio militar, político e diplomático. Mas, sobretudo, Viriato foi o defensor de um mundo que morria asfixiado pelo poderio romano: o mundo em que mergulham as raízes mais profundas de Portugal e de Espanha. É esse mundo, já então em declínio, que este livro tenta evocar."

Sobre o autor
João Aguiar nasceu em Lisboa em 1943, sendo licenciado em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas conta entre a obra publicada com catorze romances (A Voz dos Deuses, O Homem Sem Nome, O Trono do Altíssimo, Os Comedores de Pérolas, A Hora de Sertório, A Encomendação das Almas, Navegador Solitário, Inês de Portugal, O Dragão de Fumo, A Catedral Verde, Diálogo das Compensadas, Uma Deusa na Bruma, O Sétimo Herói e O Jardim das Delícias) e um livro de contos (O Canto dos Fantasmas), além da série juvenil O Bando dos Quatro.
Parte da sua obra está traduzida em Espanha, Itália, Alemanha e Bulgária.
in http://www.asa.pt/
Partilhamos consigo o prazer da leitura!


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mais uma sessão do Clube de leitura

Realizámos mais uma sessão do Clube de leitura e relatamos em breves palavras o que se passou.
Tivemos a oportunidade de partilhar as nossas sugestões de leitura, das quais deixaremos aqui algumas recomendações. Terminámos a viagem entre linhas, iniciada há já algum tempo, da Odisseia de Homero, da qual sugerimos para leitura a edição com a tradução de Frederico Lourenço.
Longe de Manaus continua a ser a nossa obra de leitura colectiva. Para quem já adiantou o trabalho de casa fica a sugestão para ler Um céu demasiado azul ( ou outro do mesmo autor)!



Partilhamos consigo o prazer da leitura!