segunda-feira, 26 de março de 2012

Antonio Tabucchi (1943-2012)

Considerado como um dos maiores escritores italianos contemporâneos, é o autor de, entre outros, 'Nocturno Indiano', 'Afirma Pereira' e 'A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro'.
Grande conhecedor de Portugal, país pelo qual era muito apaixonado, Tabucchi era também tradutor e crítico da obra de Fernando Pessoa, à qual chega nos anos 1960, na Sorbonne, e pelo qual fica fascinado.
Entre outras obras, Antonio Tabucchi escreveu uma comédia teatral sobre Pessoa.
Prémio Médicis, por "Nocturno Indiano", e Prémio Campiello, por "Afirma Pereira," são alguns dos galardões que recebeu.
"Pequenos equívocos sem importância", "Une baule pieno di gente", "Os últimos três dias de Fernando Pessoa", "A cabeça perdida de Damasceno Monteiro" e "Está a fazer-se cada vez mais tarde" são outros títulos do autor.
Além de "O fio do Horizonte", outras obras de Tabucchi foram adaptadas ao cinema, como "Nocturno Indiano" (1989) "Afirma Pereira" (1995), cujo protagonista foi Marcello Mastroianni, "Requiem" (1998) e "Dama de Porto Pim" (2001).
Antonio Tabucchi faleceu no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, de câncer, em 25 de março de 2012, aos 68 anos.

quinta-feira, 15 de março de 2012

As próximas sessões do nosso Clube de Leitura

Foi realizada mais uma sessão do Clube de Leitura!
Em conjunto combinámos encontro na primeira quarta-feira de cada mês entre as 21horas e as 22 horas. As próximas sessões estão subordinadas ao tema viagens. Assim, no dia 4 de Abril, cá nos juntaremos para analisar em conjunto As cidades invisíveis de Italo Calvino. Traga as suas sugestões e os seus amigos interessados.
Contamos com a sua presença!

Italo Calvino (15 de outubro de 1923 — 19 de setembro de 1985) jornalista e escritor italiano de contos e romances.
Foi o escritor italiano contemporâneo mais traduzido no momento da sua morte, e um candidato ao para o Prémio Nobel de Literatura.
Uma de suas obras mais conhecidas é Le città invisibili (As cidades invisíveis) de 1972, tendo como personagens Marco Polo e Kublai Khan.






Alguns títulos do mesmo autor disponíveis na Biblioteca:
As Cidades invisiveis. 10ª ed.. Lisboa : Teorema, 2006; As Aventuras de Pinóquio : história de um boneco. Lisboa : Cavalo de Ferro, 2004; Ponto final : ecritos sobre literatura e sociedade. Lisboa : Teorema, 2003; Se numa noite de Inverno um viajante. Porto : [Público], 2002; Um Mistério no labirinto. Lisboa : Teorema, 2002; A Nuvem de smog e a formiga argentina. Lisboa : Teorema, 2001; Se numa noite de Inverno um viajante. Lisboa : Teorema, 2000; Sobre o conto de fadas. Lisboa : Teorema, 1999; Um Eremita em Paris : páginas autobiográficas. Lisboa : Teorema, 1996; O Visconde cortado ao meio. Lisboa : Teorema, 1996; A Memória do mundo. Lisboa : Teorema, 1995; O Atalho dos ninhos de aranha. Lisboa : RBA, 1994; Marcovaldo. Lisboa : Teorema, 1994; Porquê ler os clássicos. Lisboa : Teorema, 1994; Cosmicómicas. Lisboa : Teorema, 1990; Cavaleiro inexistente. Lisboa : Teorema, 1986

Partilhamos consigo o prazer da leitura!

terça-feira, 13 de março de 2012

Março dedicado à Poesia

Em Março a Biblioteca dedica especial atenção à Poesia.
Deixamos aqui o convite para visitar na Biblioteca a exposição “Universos da poesia”- Olhares poéticos sobre o real e a ficar atento às montras da cidade durante todo o mês pois vão surgir "Poemas de montra em montra"...
A nossa agenda também está cheia de sugestões.

Aqui deixamos-lhe a possibilidade de ver e ouvir alguns poetas ou escritores portugueses a recitar poesia, basta clicar na imagem...



Maria Teresa Horta












Manuel António Pina












Gastão Cruz












Nuno Júdice












Vasco Graça Moura










Também aqui poderá ouvir alguns dos poetas que apreciar... e aqui também!

Partilhamos consigo o prazer da leitura!