quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O retorno...

... foi motivo da nossa animada sessão de leitura. Sem dúvida um livro do manifesto agrado de todos, que permitiu a partilha de alguns testemunhos, de quem conheceu aquela realidade do lado de lá e do lado de cá, tornando mais enriquecedora esta leitura.

"1975 Luanda. A descolonização instiga ódios e guerras.

Os brancos debandam e em poucos meses chegam a Portugal mais de meio milhão de pessoas. O processo revolucionário está no seu auge e os retornados são recebidos com desconfiança e hostilidade. Muitos não têm para onde ir nem do que viver. Rui tem quinze anos e é um deles. 1975. Lisboa.
Durante mais de um ano, Rui e a família vivem num quarto de um hotel de 5 estrelas a abarrotar de retornados — um improvável purgatório sem salvação garantida que se degrada de dia para dia.
A adolescência torna­-se uma espera assustada pela idade adulta: aprender o desespero e a raiva, reaprender o amor, inventar a esperança.

África sempre presente mas cada vez mais longe. "
in: http://www.tintadachina.pt/

 O próximo livro que decidimos ler é "Uma agulha no palheiro" de J.D. Salinger.(É a prenda de Natal!) Marcamos encontro para o próximo ano na terça-feira 8 de Janeiro!

         
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Assim desejamos a todos boas leituras e umas Festas Felizes!
    Partilhamos consigo o prazer da leitura!