terça-feira, 4 de junho de 2013

A contadora de filmes


 "A contadora de filmes" (La contadora de películas) de Hernán Rivera Letelier foi o livro que reuniu consensos na última sessão do Clube de leitura. Uma narrativa simples com um final emocionante.


"Através da história desta «fazedora de ilusões», Hernán Rivera Letelier capta a vida no deserto chileno nos tempos áureos do cinema, criando um romance encantador na sua simplicidade e contundência." in "A contadora de filmes", Hernán Rivera Letelier .






Hernán Rivera Letelier (Chile, n.1950) No inicio escreveu poesia com a qual obteve algumas distinções. Autor de diversos romances multipremiados e publicados em vários países. O romance "A Rainha Isabel Cantava Rancheras" deu-lhe o reconhecimento. Os seus romances caracterizam-se pela força e originalidade de expressão, dando credibilidade aos seus personagens, tornando-as vivas nas suas atmosferas. Fala dos trabalhadores das Pampas, dos seus amores, da vida nos bordéis do ínicio do século XX, bandas de música, tudo em tom nostálgico...


Prémio Alfaguara de Novela, 2010
Nomeado Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras pelo Ministério da Cultura de França, 2001
Prémio do Consejo Nacional del Libro y la Lectura, 1994 / 1996

Bibliografia (títulos traduzidos para português): Os Comboios Vão para o Purgatório(2010 ), A Arte da Ressurreição(2011), Miragem de amor(2000), A rainha Isabel cantava rancheras(1998).

 

Na próxima sessão fica encontro marcado com a leitura de "Kafka à beira-mar" de Haruki Murakami. Este é mais um título que se enquadra na nossa leitura temática de romances de construção.

"A personagem principal do romance é um adolescente de quinze anos, Kafka Tamura, que se vê envolvido numa teia de acontecimentos surreais sem que o leitor saiba ao certo se parte dos estranhos acontecimentos da trama são ou não produto da imaginação exacerbada do jovem..."




Partilhamos consigo o prazer da leitura!