terça-feira, 12 de novembro de 2013

O livro que se segue


O livro que destacamos é o “Dinossauro Excelentíssimo” de José Cardoso Pires. Escrito, segundo o próprio autor, em Londres no ano de 1970.
 
José Cardoso Pires conta que a publicação do livro foi permitida quando "numa discussão na Assembleia Nacional sobre a liberdade de imprensa, um deputado ultrafascista, Casal Ribeiro, em discussão com Miller Guerra, quis demonstrar a existência de liberdade dando como exemplo a publicação de Dinossauro Excelentíssimo. Claro que a partir daqui já não seria possível à censura retirar o livro das livrarias nem a PIDE(Polícia Internacional e de Defesa do Estado) poderia perseguir o seu autor." in Cravos de Abril: antecedentes e ecos – (re)lendo Portugal a partir de “Dinossauro excelentíssimo”, de José Cardoso Pires de Roberto Nunes Bittencourt
 
Um retrato grotesco de Salazar. Uma fabula satírica da vida e governação do estadista! Um livro que se apresenta actual no conteúdo e no grafismo. Contou com várias edições, das quais duas ilustradas, uma por João Abel Manta e outra por Júlio Pomar.
 
 O livro que se segue para leitura em conjunto, sob o tema "livros proibidos", será "Aventuras de João Sem Medo: panfleto mágico em forma de romance" de José Gomes Ferreira.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A próxima sessão está combinada para dia 4 de Dezembro. Aceite a nossa sugestão!
 
 
 
Partilhamos consigo o prazer da leitura!