sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Continuamos a ler...

Na última sessão lemos a "A nova teoria do mal" de Miguel Real, edição D. Quixote. Foi mais um serão em que o tema deu para muita conversa pois as opiniões dividem-se. O escritor está zangado e não o esconde. Pior do que isso: está revoltado. Esta Nova Teoria do Mal é um ensaio filosófico:

"Este é um pequeno livro de Filosofia sobre a origem e as consequências do mal, que tenta explicar por que razão a acção de um homem com poder que humilha outro, retirando-lhe direitos, confere prazer interior a esse homem. A motivação do autor prende-se com o facto de, por exemplo, um ministro que corta do orçamento as verbas para transplantes estar indirectamente a contribuir para a morte de vários indivíduos, sem, no entanto, alguém poder dizer que esse ministro era um homem mau. Mas, na verdade, as consequências do seu acto têm o mesmo efeito de um assassínio. Livro polémico, que nos ajuda a perceber que o mal não é só aquilo que pensamos."


Uma espécie de actualização das teses de Hannah Arendt, a filósofa judia alemã que criou o conceito de "banalidade do mal", aquele princípio que tornou possível haver pessoas comuns a fazerem com que tudo funcionasse na perfeição de modo a que os comboios que levavam gente para os campos de concentração nazis andassem a horas. (in : http://www.tsf.pt/Programas)


Miguel Real é romancista, crítico literário e professor de Filosofia. 













Conheça alguns livros deste autor na sua Biblioteca:









Na próxima sessão iremos ler "As intermitências da morte" de José Saramago.













Aceite a nossa sugestão.
Partilhamos consigo o prazer da leitura!

1 comentário:

  1. Belo tema o Bem e o Mal, impregna a consciência singular e a existência colectiva da humanidade e muitas derivações sobre ele se têm construído e explorado. A dualidade do Bem e do Mal envolve toda a construção judaico-cristã. Afinal o que é o Bem? O que é o Mal?

    ResponderEliminar