quinta-feira, 13 de março de 2014

Mademoiselle Emma Roault: Madame Bovary

A última sessão decorreu tendo como sugestão principal de leitura, e tema de conversa, o livro Madame Bovary de Gustave Flaubert. Trata-se de um romance, publicado 1856. "Ema persegue a imagem que lhe é dada por uma certa literatura desligada da realidade". 

Considerado uma ofensa à moral pública e à religião foi perseguido judicialmente e recebeu acusações do ministério público na altura. 
Segundo o advogado imperial maître Ernest Pinard "a ofensa à moral pública está nos quadros lascivos"... "a ofensa à moral religiosa nas imagens voluptuosas misturadas com as coisas sagradas". A estas alegações impõem-se as alegações do advogado da defesa maître Sénard: "... o que foi que Gustave Flaubert quis pintar?"... "Mostra uma mulher que caí no vício em virtude de um casamento inadequado... o sr. Flaubert quis descrever a mulher que, em vez de procurar acomodar-se na condição que lhe é dada, com a sua situação, com o seu nascimento; em vez de tentar adaptar-se à vida que lhe pertence, persiste em preocupar-se com aspirações estranhas colhidas numa educação demasiado elevada para ela.". Por fim o tribunal absolve Flaubert e os seus editores mandado-os em " liberdade sem custas", declarando: "a literatura, como a arte, para atingir o bem que lhe compete realizar, não deve ser apenas casta e pura na sua forma e na sua expressão". in Madame Bovary, ed. Civilização, 1982



Gustave Flaubert, French author of colourful novels such as Madame Bovary, Salammbo, and Sentimental Education, was born Dec. 12, 1821 (d. 1880)…
Flaubert was a supreme stylist and a prefectionist bordering on the  compulsive, who could spend a week producing a page, and still be  unhappy with a certain choice of metaphor.
His Madame Bovary shocked his bourgeois readers (who of course  secretly enjoyed the titilation), and a law suit was brought against  his publisher for immorality…
Gustave Flaubert (1821-1880) escritor francês é um dos representantes mais importantes do realismo francês.
Em 1851, após longo período sem produzir, inicia "Madame Bovary", a mais famosa de suas obras, foram cinco anos de trabalho incessante. Escrevia e reescrevia a mesma página dezenas de vezes. Em 1856, o romance começa a ser publicado na Revue de Paris, com alguns cortes, em vista da austeridade dos costumes da época.Os romances e contos de Flaubert oferecem um panorama do realismo em diversos campos. 
Madame Bovary e Bouvard et Pécuchet movem-se no campo do realismo burguês. Salammbô no do realismo histórico. Os Três Contos caracterizam-se pelo seu realismo imaginativo e romântico e A Educação Sentimental mostra um amplo realismo vital.    





Na próxima sessão, agendada para dia 2 de Abril, temos como sugestão de leitura o livro "Admirável mundo novo" de Aldous Huxley. Aceite a nossa sugestão!



Partilhamos consigo o prazer da leitura!